Minha Primeira Distro Linux
tech linux retrocomputingPara comemorar os 34 anos do Linux1, resolvi instalar a 1ª distribuição que usei2 na vida e ver como seria a experiência. Foi o Conectiva Linux 10, lançado em 2004.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a facilidade de instalação. Praticamente todo o hardware foi detectado, não foi uma instalação difícil. Só se demora para instalar o Conectiva 10 se você resolver personalizar sua instalação, escolhendo manualmente quais pacotes deseja instalar. Isso é feito com o excelente Synaptic que foi desenvolvido na Conectiva e segue por aí até hoje.
Se você simplesmente resolver usar uma instalação padrão, é bem rápido. O instalador faz bem poucas perguntas.
Com o sistema instalado, outra surpresa: ele é muito bonito. Mais bonito do que eu me lembrava.

Ambiente KDE no Conectiva Linux 10
O trabalho da Conectiva ia muito além da estética. Não era só um tema sobre outra distribuição. Além do supracitado Synaptic, o Centro de Controle Conectiva permitia permitia personalizar bastante o sistema.

Centro de Controle Conectiva
O navegador incluso era o Mozilla (na época ainda não era chamado de Firefox) e tenho a sensação de que a logo usada seria impossível no clima político de hoje. 😂

Mozilla 1.6 no Conectiva Linux 10
Não tive tempo de explorar mais, mas ficou claro que era um produto muito “redondo”. Iniciei minha jornada no Linux ouvindo piadas sobre o quão difícil era de instalar e de usar. Revisitando minha 1ª distribuição, deu para constatar que não era necessariamente assim há 2 décadas. Foi bem legal.
Feliz aniversário, Linux!
-
25 de agosto é geralmente a data em que se comemora o aniversário do Linux porque 25/08/1991 foi a data em que o Linus anunciou o projeto ao público. A versão 0.01 foi lançada num 17 de setembro. Eu perdi o 25 de agosto por motivos de vida adulta, mas vou fingir que não. ↩︎
-
Brinquei com o Kurumin na época, mas não usei ele instalado por muito tempo. ↩︎