Ano Novo, Casa Nova
tech linux sysadmin github-actions github-pages hugoNão, não estou falando de minha mudança de cidade. Isso aconteceu há vários meses. Estou falando desse site. Antes ele estava no GitHub Pages e era construído via GitHub Actions. Agora está numa máquina que eu controlo.
Esse é o setup mais lógico. Pense só que para construir esse site, que é estático, meu workflow no GitHub Actions:
- subia uma VM;
- clonava um repositório git;
- fazia o build da página (que consiste só no comando
hugo) e - destruía a VM.
Isso era um grande desperdício de recursos. Só fazia sentido porque eu estava com fogo
necessidade de aprender GitHub Actions na época.
O tempo que demorava até que uma nova versão do site estivesse disponível também era um problema porque decidi usar o Mastodon como sistema de comentários. Eu precisava ter um post no Mastodon antes de fazer push para o repositório do site. Isso fazia meus seguidores clicarem no link do post e, ao receberem um erro 404, comentarem que não tinham conseguido acessar. Poucos segundos depois, o link estaria funcional, mas aí o comentário falando do erro já estaria lá.
Uma coisa muito legal desses avisos é que eu descobri que sou lido às vezes. Não há nenhum tipo de analytics aqui (nem pretendo que tenha), a única forma de saber se sou lido é quando falam para mim. Obrigado, amigo fediverser!
Não é para essa mudança quebrar muita coisa aqui. Se perceber algo errado e tiver um tempinho, comente abaixo ou entre contato.